terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Colonia de natal










Relatório da Colónia de Férias de Natal
“ A magia de Natal”

Atelier “Movo-me logo pinto” 17-18-19 de Dezembro de 2007





A música é a forma de comunicação que abrange um conjunto de sons, o movimento e até o silêncio. A música conduz o indivíduo a um relaxamento, proporciona descobertas e evoca emoções.
A linguagem musical favorece descobertas, estimula a criatividade, o raciocínio e quando associada a outras actividades artísticas, tais como, desenho, recorte, pintura, dança, entre outras, torna a actividade mais importante e interessante.
Assim, o Museu Municipal Amadeo de Souza - Cardoso resolve dar às nossas crianças e jovens a oportunidade de se expressarem, através da música e do movimento, com auxílio de materiais plásticos
Este atelier teve início no dia 17 de Dezembro de 2007 pelas dez horas da manhã. As dinamizadoras realizaram um jogo de apresentação e interacção com as crianças, onde cada uma escolhia a cor favorita e o que lhe fazia lembrar. Também se fez uma actividade em que cada criança teria que fazer movimentos com o corpo, como se o seu corpo fosse um pincel. De seguida houve uma explicação da actividade que iria ser executada. Formaram-se grupos, sendo que iam sendo alternadas as actividades de modo a que todos os grupos partilhassem da mesma experiência. No chão estava disposto papel de cenário, com quatro divisórias, que indicavam a maneira como em cada espaço se iria pintar. Ou seja, tal como indica o nome do atelier, a actividade consistia em pintar recorrendo a diferentes movimentos, sendo salpicado, lento, depressa e muito lento. Foi uma actividade de muito interesse pois um dos objectivos era que as crianças executassem a pintura, consoante o movimento recomendado, porém sempre com muito cuidado para que em cada espaço fossem respeitadas as regras do jogo.
No dia 18 o atelier também foi muito interessante. Tal como no dia anterior iniciou-se a sessão com uma dinâmica, sendo que dispostas numa roda, todas as crianças executavam um gesto sendo que tinha que ser repetido por todos os elementos do grupo. De seguida voltaram a escolher uma cor e a essa cor atribuir um objecto ou um sentimento, porém sem dizer em voz alta, só se escreveu num papel. Posteriormente formaram-se grupos e cada grupo tinha que atribuir um movimento a cada palavra que tinham escrito, depois iriam apresentar os seus movimentos enquanto um outro grupo tentava colocar no papel o movimento que estava a ver. Foi-se alternado para que todos os grupos apresentassem os seus movimentos e também tentassem reproduzir os movimentos dos outros. Foi uma actividade muito interessante pois dependiam muito da criatividade das crianças, quer para executar os movimentos, quer a interpretá-los, foi uma actividade bem conseguida.
No dia 19, o atelier foi todo dedicado ao movimento. Pela sala e consoante a orientação das formadoras as crianças iam dispersando, ora depressa, ora devagar, ora muito devagar, ora para trás ou para a frente, enfim, um variadíssimos movimentos mas tendo sempre em tenção a importância de estar atento para mudar de movimento sempre que era solicitado. Em seguida era sugerido um tema e cada criança tinha que como que pintar com o corpo o que esse tema sugeria, ou seja, fizeram-se como que quadros vivos de cada tema.
Este atelier revelou ser de interesse por parte das crianças pois puderam dar liberdade ao seu pensamento e seus movimentos. Proporcionou ainda a interacção entre todos os elementos.

Atelier de culinária “ Bolo rei, rei bolo” _ 17 de Dezembro de 2007










No dia 19, dirigimo-nos com as crianças ao Centro Pastoral de Amarante, a fim de aprender como se confecciona um bolo-rei. Desta forma pedimos a colaboração de um pasteleiro profissional, para que transmitisse às crianças um ensinamento acerca de uma das maiores tradições gastronómicas do natal.
O pasteleiro começou por mostrar todos os ingredientes a ser utilizando, passando de seguida à explicação, e por conseguinte à ordem de aplicação de cada ingrediente e consequente execução d um bolo-rei. Foi permitida a participação de cada criança, sendo que realizaram um pequeno bolo-rei individual para seu consumo. Foi uma tarde interessante, na medida em que por vezes as crianças não têm a percepção de como se confeccionam determinados alimentos.


Actividade Surpresa, visita ao camião do Pai Natal 18 de Dezembro de 2007

Esta actividade, era uma actividade surpresa para as crianças. Dirigimo-nos a um estabelecimento, onde colocaram um camião de natal para oferecer presentes às crianças. Todas as crianças ficaram contentes com os presentes recebidos.

Tarde de cinema, filme de Natal 19 de Dezembro de 2007

Visionamento de um filme alusivo à época natalícia. “Rudolfo e a ilha dos brinquedos desaparecidos”. Uma nova, e magnífica aventura.
“Quando o misterioso ladrão dos brinquedos leva todos os brinquedos do Pai Natal, parece que todas as crianças vão ter um Natal muito triste. Mas a rena favorita de todos, Rudolfo chega para ajudar. Junto com o seus amigos Herney o duende, Cornelis, Bumbles o Abomivável Homem das Neves e Clarice, prometem ao Pai Natal encontar o ladrão dos brinquedos e recuperar tudo o que ele levou. A sua incrível viagem leva-os a viver a aventura fantástica, sempre com Rudolfo a indicar o caminho.”



Atelier de Natal 21 de Dezembro de 2007
No dia 21 realizou-se um atelier de natal, a actividade visava incutir nas crianças o espírito de natal, porém recorrendo-se a materiais de desperdício. As crianças fizeram uma árvore de natal utilizando folhas secas e outra em gesso, decorada com garrafas de plástico.

Sem comentários: